Masha Allah (jóia típica de países islâmicos)


Sabe aquela história que as árabes adoram ouro? Bom, é verdade! As egípcias, que são as que conheço mais de perto, por motivos óbvios, vivem exibindo seus presentes, geralmente recebidos quando ficam noivas. A maioria até mesmo estipula um valor de ouro a ser dado como dote, que o noivo precisar presenteá-la durante a festa de noivado (leia mais sobre isso aqui e aqui).

Mas o post de hoje é sobre o formato das jóias de muitas muçulmanas. No Brasil não é comum vermos as moças com uma cruz de ouro, que representa sua fé? Pois então, no Egito é muito comum o “masha Allah”, geralmente a palavra Allah – que significa Deus, em árabe – estilizada ou gravada no ouro. Vi muitas noivas ganhando colares com placas enormes e o nome de Deus escrito.

Usar ouro é bem comum no Egito, seja na rua e até mesmo no transporte público. O país é bem seguro e mesmo em grandes cidades, são muito raros os carros de roubos. Latrocínio então, acho que desde que estou envolvida nesse mundo, nunca ouvi que tenha acontecido por lá. É bacana estar num lugar onde a gente pode ter coisas bonitas e andar sem medo.

Os homens não usam ouro, pois no Islã este metal é apenas para mulheres. No entanto, é comum que bebês de ambos os sexos sejam ornamentados com presentes de ouro e “masha Allah’s” pequenos, às vezes presos em correntes ou alfinetes. As avós adoram comprar este tipo de coisa, é uma tradição. Neste site aqui e neste aqui eles vendem algumas destas jóias, só para ter uma idéia de formas e estilos.

Eu tenho um masha Allah, mas ao contrário das egípcias queria algo o mais leve e discreto possível, ainda mais para andar em São Paulo.  E minha sogra trouxe do Egito para mim, com as letras em estilo moderno:

Esse é meu masha allah, que ganhei da sogra neste ramadan :-)

ps. Quem tem interesse neste tipo de jóia pode falar com a Tete, pois ela faz encomendas para o Brasil. Além disso, o ouro no Egito costuma ser mais barato!

About these ads

Publicado em dezembro 9, 2009, em 1 e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Adorei!!!
    Achei lindo!!!
    Mas o legal deve ser ganhar né Marina… hehehehe
    Se ninguem quiser me dar, quem sabe posso comprar??? hahahaha
    Beijinhos!

  2. Ai, Marina, nem gosto de ouro. Tenho um koka de oro (presente do marido) e um par de brincos (presente da sogra), mas não uso. Deixo guardado, pra um dia de necessidade extrema financeira. Não acho legal gastar dinheiro com coisas caras que posso ter baratas com o mesmo papel, de ornamento. Sinceramente acho desperdício e como vivo pensando nos pobres (síndrome de Madre Teresa) eu sempre penso se vale a pena comprar algo antes de ter e se isso não soa estúpido e hipócrita diante de minhas aspirações humanitárias.

    Sua correntinha é linda, não sei se você vai se ofender, mas o formato parece com um instrumento de sopro, não? Muito bonito! :D

    A Tete arrasa!

    Mil beijões.

  3. moniquerosabrasil

    Nossa, eu sei qúe é simbólo islâmico e eu sou cristã, usaria esse brinco ou o mashallah sem nem pensar duas vezes.

    https://www.meenajewelers.com/details/Pendants/Allah,_Ali_and_Ayat_Pendants/3523/Star_Cresent_pendant_/

    Mas tenho um pensamento idêntico ao da Jaz e a gente ainda vai servir os necessitados juntos, ameeega!(empolguei)
    Vejam as jóias do site. Apesar de que mesmo se eu ganhar muito dinheiro não gastarei tudo em ouro, eu amo ficar vendo jóia.

  4. moniquerosabrasil

    gente eu gamei nos acentos agudos ou esse pc pirou?

  5. Halima Umm Hisham

    assalam waleykum Mah!

    Ma sha Allah linda sua corrente!

    mas so uma correcao, no pingente esta escrito so Allah e nao ma sha Allah
    bejios

  6. assalam aleikum!
    acho que fica as vezes complicado de se usar uma jóia que tenha o nome de Deus, pois é muito dificil que vá se lembrar de retirar antes de ir ao banheiro.
    eu tenho um brochinho lindo co strass que ganhei de uma amiga, mas não uso pq sei que esquecerei.
    bom… corrijam me se estiver errada mas q acho que a regra de não se pronunciar o nome de Deus e trechos do alcorão no banheiro aplicam se também a escrita.
    salam

  7. danielle caldeira

    amei e adoraria adquirir um ,entrei na pagina para entrar em contato com a tete porem deu falha se possivel entrar em contato neste email!!obrigado

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 436 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: