Sobre o perdão – eu voltei :-)


Eu falei que não ia sumir nas férias, mas não teve jeito. Entrei naquele ritmo de não querer fazer nada mesmo, entrar no computador mais rápido ou só para bater um papinho. Eu li todos os posts dos blogs queridos, mas nem parei para comentar. Tudo que exigia um pouco mais do meu cérebro ficou pra depois ehehehe

O Ramadan acabou, veio o Eid, o mês passou voando, as férias então, nem se fale!

Hoje cheguei e já dei de cara com mais um post com o qual concordo muito da Elaine – Ressentimento dá rugas e faz adoecer. O tema é bem propício, já que antes de dar uma saída estava meio triste com algumas coisas. Mas estou aprendendo a lidar melhor com as pessoas, aprendi a medida de me entregar a cada relacionamento que tenho e como não me envolver mais em confusões. Eu sou bem sossegada, alguém pode até me magoar, mas eu esqueço rápido se a pessoa vem falar comigo e volta a travar uma amizade. Concordo bem a Elaine nesse ponto, guardar mágoa só é perda de tempo pra você mesmo, pois o outro deve estar seguindo a vida normalmente enquanto você fica ali sofrendo sozinha.

Prefiro ser direta ao assumir um erro, e pedir desculpas. Mas já notei que, na minha vida, são pouquíssimas as pessoas que aceitam perdoar. Não sei porque, mas preferem manter o rancor ou ficarem longe para sempre, não sei se é por acharem que quebrou-se uma linha de confiança forte ou por acharem que quem erra uma vez, vai errar sempre. Mas quem é perfeito nesse mundo? Eu não sou, estou longe disso e não tenho a mínima vergonha de assumir. Com os erros abertos, a gente tem a chance de mudar, refletir e ser uma pessoa melhor. Se eu vivo colocando a culpa apenas nos outros, não vou melhorar nunca, posso até ter um milhão de amigos, mas serão todos superficiais por dizerem apenas o que você quer ouvir, e não a verdade.

Sei que às vezes dizer tudo francamente não é a melhor maneira, também estou aprendendo a medir as palavras, a ser mais sociável. Mas todas as pessoas tem qualidades e defeitos, e temos que vivenciá-los de peito aberto para ensinarmos os que temos de bom e aprender com os outros o que nos falta. E é disso que sinto falta em muitas amizades que já tive e perdi. Pessoas que se amarguram e não fervem de raiva naquele minuto e chegam para um debate claro. Preferem guardar o rancor sozinhas e ignorar para ficar para sempre com aquele sentimento ruim dentro. Eu não consigo ser assim, depois de alguns dias já nem lembro direito porque briguei, porque tal pessoa ficou triste. Tenho memória muito ruim mesmo, esqueço detalhes com a maior facildiade do mundo e não fico guardando conversas de msn pra checar depois o que cada um falou, por exemplo, pois não sou de ficar voltando para trás. Mas fico magoada sim quando a pessoa não aceita um pedido de desculpas e prefere se afastar de uma vez por todas. Ou eu sou um ser tão abominável assim que não mereço uma segunda chance? Ou será que algumas pessoas colocam expectivas altas de mais sobre mim?

Então, aproveito mais uma vez este final de Ramadan e Eid para pedir desculpas se magoei alguém e espero receber de volta seu perdão, pois a vida fica muito mais leve e gostosa quando existe o diálogo e podemos crescer todos juntos!

***

Tudo isso que eu falei também é muito válido quando estamos num relacionamento amoroso. Existem coisas que são premissas, claro, para uma relação a dois, como fidelidade e amor. Disso eu não abro mão e acredito que muitas outras pessoas também, para mim são básicos. Mas existem sempre aquelas discussões do dia a dia, aquela manhã que você acordou com sono e deu uma resposta atravessada, ou a briga diante de uma atitude que a pessoa tomou e você não concorda. Viver 24 horas com uma pessoa às vezes gera conflitos, claro, afinal são duas cabeças, e é difícil encontrar alguém que pense exatamente como você.

Por conta disso, o perdão é tão importante também no casamento. Quando a briga é por algo simples e pequeno, sem envolver as premissas básicas que vocês têm para o casamento, pra que perder muito tempo ficando de cara feia? Eu aprendi a ceder muito, meu marido também já mudou muito. Se antes ele ficava de cara feia 15 minutos por algo que eu disse, hoje já não é nem 1 minuto. A cada dia aprendemos que, para certas coisas, não vale a pena discutir. Que tem horas que é melhor ficar quieto e deixar o outro com a razão (mesmo que depois você faça exatamente como queria ehehe).

Um relacionamento onde as brigas se somam e a falta de perdão impera, só pode deteriorar com o tempo. Nós preferimos ao contrário, a cada dia ficar mais desprendido e rir mais das besteiras que falamos. Assim sobra muito mais tempo para ser feliz.

9317_136822459510_728754510_2370749_1261838_n

A foto mais bonita das minhas férias

About these ads

Publicado em setembro 22, 2009, em De tudo um pouco... e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Seja bem vinda de volta, senti falta dos seus posts. Começou com chave de ouro heim…ta certissima, guardar mágoa só gera sentimento piores no coração. Eu estou tentando muito aprender nao fazer bico pra algumas situações, pois minha cara quando fecha espanta qualquer ser humano de perto. Aos poucos chego la, mas não é facil mudar.

    Bjocasssss

  2. Que foto sugestiva…nos convida a recomeçar todo dia né?
    Beijos
    Giane

  3. nem sempre perdoar eh fácil! e realmente só deixa agente doente.. a outra pessoa que errou nem sente.. somente nós mesmos
    preciso perdoar, mas não está sendo nadaaaaa fácil… ai ai aiaiaiaiiaiia

  4. Oi, lindona!

    Eu era uma pessoa que tinha uma dificuldade catastrófica de perdoar, mas aprendi o perdão e hoje costumo ser a pacificadora em toda situação. Muitas vezes eu não dou minha opinião, ou deixo sim a pessoa ficar com a palavra final, pra que não haja brigas. E mesmo quando discordo, eu busco colocar sempre panos quentes. Hoje em dia tenho medo de confusão e sou capaz de me humilhar rente ao chão para que uma pessoa não fique chateada comigo. Isso é o importante pra mim hoje.

    Seu post está lindo, inspirador!
    E essa foto deu aquele clima de sítio… gostosinho que só!

    Beijo!

  5. Salam Mariana.
    Perdoar é fácil quando temos Amor no coração e na alma , Amar é tão fácil e é tão grande que explode dentro de nós,sai pelos poros.Atinge a todos que estão a nossa volta e o perdão se torna fácil simplesmente porque os Amamos.Amar esta acima de todos os defeitos.Apenas Ame a todos com toda a força do seu ser e nunca ,mas nunca espere nada na mesma intensidade.O Amor é seu e ponto se os outros não entendem problema é deles.Mariana o que você faz neste blog é Amar a todas que te pedem ajuda.Parabéns
    bosat
    Patricia

  6. Ô Marina, que bom!!
    Você tão novinha e com essa percepção maravilhosa, esse espírito de perdão…

    Eu já sou uma pessoa difícil em alguns aspectos, creio q foi muita pancada da vida e me tornei descrente do ser humano. Uma vez fui atacada por um cão e depois disso, sou desconfiada da aproximação de qualquer animal.
    É a mesma coisas c/ as pessoas. Sou prestativa, comunicativa, gentil, amiga… mas até aquele limite imaginário q desenhei.
    E perguntou-me: “De q diantou perdoar X, Y ou Z personagem, se fecho-me dessa forma?” Tento justificar p/ mim mesma e a tds q estou me defendendo, no entanto sei q perco oportunidade de conhecer ou estar perto de pessoas, parentes ou amigos maravilhosos; que eu, tu ou eles ñ somos infalíveis.

    Sinceramente, não quero q outras pessoas sejam igual a mim. É muito ruim.
    Já imaginou um multidão de eremita urbanos, anti-sociais e desconfiados??

    Deus abençoe que vc continue c/ esse coraçãozinho lindo.
    bjs mil

  7. Aleluuuiiaaa voce voltoooo kkkkk to brincando Ma voce merece ferais agente tem que aproveita e esqueçe um cadim de tudo, maaaaasss nos ficamos aqui na saudade viu ainda bem que voce ta de volta =]. É Ma dizem por ai que errar é humano e perdoar é divino, realmente né as vezes nao é facil perdoar certas coisas, é por isso mesmo que o perdao vem de DEUS =], alias ELE é quem mais é injustiçado e esta sempre perdoando eita DEUS bom esse né =], mas ELE é justo tambem nao podemos nos esquecer hehe. Eu tenho muita mais muita facilidade de perdoar as pessoas por qualquer motivo que seja, DEUS é prova que nao guardo magua de nada nem de ninguem, fico um pouco chatiada na hora mas passa =]. O ruim é quando agente erra e precisa di perdao de alguem e esse alguem nao esta pronto pra perdoa, acho que é sofrimento em dobro =/ .
    Ma vou flar pro meu habibi ter uma conversinha com seu marido, porque meu habibi fica fazendo chantagem emocional comigu, mostrando cara feia kkkkk eu olho pra ele e flo hummmmmm que lindo kkkkk, mas as vezes ele fica bravo mesmo, tudo bem vai direito dele e meu tamemmmmm kkkkk, conversando agente se entende, no final é vida pra la vida pra ca ti amu acola é uma maravilha kkkk

    bjuuuuu
    fica com DEUS =]
    Feliz com sua volta =]

  8. Que bom que estás de volta! Estava com saudades!
    Claro que as férias são bem merecidas e quem somos nós para reclamar a tua ausência, mas sabes como é…os blogues também já fazem parte das nossas vidas.
    Quanto à foto…eu já disse que gosto dessa árvore?? ;-)
    Beijos!

  9. aaaahhhh :’( queria morar pertinho de vc, acho q temos muito em comum marina exceto o fato de memória fraca hehehe, creio q seriamos boas amigas :)
    qdo estive no egito, conheci um casal cujo o rapaz era amigo do meu esposo e um dia encontrei a menina muito triste, pois disse q o rapaz não estava sendo romantico e q ela havia reclamado com ele, mas ele não deu a mínima e ainda discutiu com ela por causa dakilo, e então meu conselho de amiga foi exatamente o q vc passou agora, se p problema é pequeno, releva, ficar amargurada só será ruim pra vc, pois nem sempre a outra pessoa entenderá q te machucou ou sofrerá por isso, ensinei a ela a separar os sentimentos em relevável e não relevável e olhar mais a frente e ver o q ela perdoaria e não perdoaria, e então o q ela achasse q perdoaria, deveria perdoar o mais rápido q pudesse, pois é perda de tempo ficar se remoendo por coisas q serão perdoadas mais cedo ou mais tarde, disse tb q nos momentos de raiva, preciso de 10 minutos, pra melhorar meus pensamentos e mágoas, daí pra frente perdoo, e não há coisa mais bonita q o perdão.
    Peço perdão a todos quais por alguma forma se magoaram comigo e que Deus perdoe-nos pelas nossas falhas. ameen.
    beijos pra ti marina querida!

  10. LUCIANA ALBUQUERQUE

    Olha, com certeza a melhor coisa que devemos fazer é ter o hábito de perdoar, não guardar mágoa dentro do nosso coração, é dificil sim, mas não é impossível perdoar…
    Para que tudo vá bem com você em todas as áreas da tua vida, o certo é perdoar, para ter até saúde para o seu corpo é o certo perdoar, mesmo sabendo que você está certo (a) , e a outra pessoa errada, continue perdoando, tenho experiências com isso , por isso que sou a favor do perdão.

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 401 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: