Nomes no Egito


Algumas vezes recebo perguntas um tanto que absurdas das minhas leitoras. Não é para ficar sem graça de falar comigo, eu tento responder tudo, mas tem coisa gente que a pessoa precisa analisar um pouco antes de questionar ou fica até engraçado, não é? ehehehe Uma pergunta que já recebi mais de uma vez é:

- Meu habiby chama Ahmed Mohamed Ibrahim. Você conheceu alguém com esse nome no Egito? Será que conheceu ele?

- Olha, eu devo ter conhecido uns 50 Ahmed Mohamed, então é meio difícil saber!! – respondo.

Algumas pessoas até vieram me falar que acharam o tal nome do habiby no Google, que ele mentia porque não era a mesma foto ou ele estava listado em uma empresa que ele nunca falou que trabalhou.

Mas esqueça esse tipo de busca. Se no Brasil já temos muitos homônimos, mesmo morando num lugar onde a família coloca sobrenomes diferentes, imagina em um país onde a maioria da população é muçulmana e segue a tradição de colocar como sobrenome o nome do pai, avó e bisavô? Já imaginaram quantas combinações repetidas existem? Além disso, o Egito tem mais de 70 milhões de habitantes, ou seja, muitaaaa gente com nome repetido. Nem faço idéia de quantos Ahmed ou Mohamed conheci, ainda mais dando aula virava uma confusão só.

Quem tem esses nomes no Egito geralmente ou se identificam por um outro nome menos comum que possuem ou inventam um apelido. Na minha família mesmo tem um N3n3 (com esse três mesmo, perguntem para um árabe como se pronuncia isso, é tipo naeinnaein)  e um Sabaytas, que eu achava que era o nomes deles no começo. Depois que fui descobrir que eram apelidos familiares, para não confundir, pois um chamava Mohamed e o outro Ahmed. N3n3 é hortelã é árabe e Sabaytas é zoeira mesmo, pelo que eu saiba não significa nada.

Na escola então os meninos sempre se apresentavam com dois nomes, para evitar confusão. Era o Mohamed Tarek, o Ahmed Islam, etc. Outros nomes são um pouquinho menos comuns, estes o pessoal costuma usar sozinho, como Ibrahim, Amr, Mostafa ou Abd el Rahman.

Além disso, no Egito eles criam formas de se chamar alguém com certo nome, como todo José no Brasil é Zé, lá é assim:

Mostafa = Disha

Mohamed e Ahmed = Hamada

Agora uma dica de etiqueta: estes nomes citados aqui e muitos outros usados no Oriente Médio são todos ligados ao Islã. Ou seja, não faça graça com esses nomes ou diga que são feios para um muçulmano, ou será uma gafe muito feia para você.

About these ads

Publicado em agosto 14, 2009, em No Egito e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. Salam Marina!
    Adorei o post!
    O nome do meu marido é Abdel-Ali, o chamo carinhosamente de Ali e já escutei escutei gracinhas do tipo: o nome do seu marido é “Ali” ou “Aqui”?
    Sem comentários não é mesmo?

    Bousa Kbira =)

    Salam

  2. Vale lembrar que esses nomes não sao populares só no Egito não. É NO ORIENTE MÉDIO INTEIRO.

  3. Gente, como é q Mostafa vira Disha???? hehehehe

    Aqui os apelidos são mais simples, José é Zé, Cristina é cris, Eduardo é Edu, Dudu ou Duda etc ;) (eu sou Shê, shei ou Sheiloca)

  4. Por favor, não riam. kkk kkkk
    Gostaria de saber, de onde tiraram a idéia supimpa que Angélica tinha cara de “Leleka” ?
    Q eu saiba ñ havia muitas Angélica p/ me tascarem esse apelido esquisito!!
    Bom!! Tbm já houve um beeeeem pior. Um tal de Angequinha.
    Cruzeeees, meu Deus!!

  5. hahaha… olha… meu esposo é capitão do ahle e eu nem sabia :D hahaha como é q pode a pessoa não pensar q existem outras pessoas com o mesmo nome???
    o ahmed é chamado de hassan por alguns amigos, é o segundo nome dele, ou então chamam ele de “abu Ali” hehehe aí já entra na história da religião :D
    salam

  6. É….essa historia de nomes é bem interessante e bonito tb…
    Por ex: meu pai se chamava Mounif Mohamad+Sobrenome., meu avô Mohamad+Sobrenome, meu bisavô Mohamad Haidar Moussa+Sobrenome..sempre tem o nome Mohamad :)
    Quando uma de uma de minhas primas me manda carta, as vezes ela coloca: Nour+Sobrenome, ou…. Nour Bassam(nome do pai dela, meu tio)+Sobrenome.
    Meu apelido é Sousou…hehe
    Mas nao vou me alongar muito nos nomes de tios, pra dar exemplo, pq acabo me perdendo…hehe
    Mas, apenas um último exemplo, minha avó se chamava Khazné, mas qdo falam dela, ou tem alguma menção ao seu nome em cartas antigas, sempre a chamavam de Mazna…vai entender…hehe
    Salamat

  7. Nossa Mohamed e Ahmed brotam la.. dificil ne? no pak tb
    tipo Maria Silva aqui hehehehhe

  8. oi como se pronuncia maria no egito:muito obrigada adorei sua história.

  9. kifac? meu nome é Danúbia não sou casada com um homem mulçumano,é a falta de informção e até mesmo o desinteresse por ela,que causam essas piadinhas.Todo nome mulçumano,tem um significado lindo,não é motivo de graça e sim de orgulho. Tive acesso a algumas informações,pois trabalhei com um Egípcio e convivi com sua doce família,a qual sempre carrego em meu coração com muito carinho e amor,sou descendente de espanhóis e libaneses,tenho três filhas que se chamam:Ankáris,Ísis e Sol,foi uma briga no cartório,é incrivel como num mundo tão globalizado,não haja o respeito e o convívio natural entre pessoas de culturas e idéias tão diversas,ser mulçumana no Brasil é muito díficil,por vários pontos,amo o ISLÃ,e ALLAH que tudo vê e tudo sabe,conhesce nossos corações e todas as nossas ações,sejam elas individuais ou em comunidade.Achei teu blog,amoroso e iluminado,QUE DEUS PERMANESÇA CONTIGO E COM OS TEUS.Foi um prazer,uarriat!!

  10. O significado e a origem do nome AGLAN
    se é um cidade do egito ou outros.
    agradeço

  11. ha uns 11anos conheci pessoal do egipto e conheci um que o nome se dizia morramb, mas nao sei como se escreve. gostava de ajuda.obrigado

  12. O site é muito interessante , pois mostra que países tão diferentes podem se unir e isso é muito legal !!

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: