ONU condena difamação religiosa

Foi aprovada ontem uma resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU)  que condena a difamação religiosa e passa a considerar o ato como uma violação aos direitos humanos. Com isso, eles também pedem que os governos de cada país adotem leis protegendo as religiões de ataques.

Leia um pouco mais sobre isso do noticiário publicado no Estadão hoje:

“O Brasil optou pela abstenção, às vésperas da cúpula entre países árabes e sul-americanos, que ocorre no início da semana que vem em Doha.

A resolução havia sido proposta pelos países islâmicos, que há dois anos trabalham pela aprovação de decisões na ONU para proteger a religião. Para os países ocidentais, as religiões não seriam cobertas por tratados internacionais de direitos humanos. Apenas o indivíduo teria esses benefícios.

Mesmo assim, a resolução ontem acabou sendo aprovada por 23 votos a favor e 11 contra, em um conselho formado por 47 países. O documento pede que governos em todo o mundo adotem leis protegendo as religiões contra críticas. A proposta foi apresentada pelo Paquistão, copatrocinada pela Venezuela. Entre os países que votaram a favor estavam africanos, islâmicos, Cuba e Venezuela.

A Europa votou contra a resolução, alegando que a medida poderia abrir espaço para censura, ferindo a liberdade de expressão e de imprensa. Há dois anos, protestos se proliferaram no mundo islâmico contra caricaturas divulgadas em um jornal dinamarquês, com imagens de Maomé. As caricaturas foram consideradas ofensivas pelos países islâmicos.

A diplomacia brasileira tem a mesma visão dos europeus, alegando que não são religiões que devem ser protegidas, mas indivíduos. O Brasil deixou claro que não votaria a favor da resolução sugerida pelos países do Oriente Médio. Mas o Itamaraty evitou votar contra a medida e hoje explicará sua posição. Na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à Doha para a cúpula com os países árabes. Argentina e Uruguai também se abstiveram. Chile e Canadá votaram contra.”

***

O direito a serem respeitados por suas crenças é uma luta que vem sendo travada pelos muçulmanos desde os ataques de 11 de setembro. Desde então, a religião tem sido associada a crimes, fanatismo e mortes em nome de Deus. Cansei de ver filmes falando disso, como ontem estava assistindo a um chamado “Rede de Mentiras” com o Leo DiCaprio, mostrando povo rezando e se explodindo. Não cheguei a terminar de ver se no fim mostrariam as forças políticas e econômicas por traz deste tipo de manipulação da religião. Não dá para aceitar, nem entender, uma pessoa em sã consciência se explodindo para ir para o Paraíso. É incoerente com os ensinamentos do Islã, que inclusive proíbe o suicídio.

Bom, mas voltando à resolução da ONU. Acho extremamente válido sim, ofensas à religião serem consideradas crimes contra a humanidade. As caricaturas de Maomé podem ser engraçadinhas para quem não entende a cultura islâmica e nosso horror por qualquer tipo de figuração ou interpetração de traços do profeta Mohammed.

Só acho que também, do modo que as leis e justiça são aplicadas no nosso mundo, é um pouco complicado blindar totalmente os líderes religiosos. Acho que as pessoas – sejam sheiks, rabinos, bispos, pastores, etc – podem ser sim criticados pela forma que apresentam certos dogmas, pois são seres humanos e podem cometer erros. As religiões e a liberdade de culto merecem ser respeitadas, mas não dá pra encobrir também erros por conta disso.

Acho muito polêmica esta resolução da ONU. Ao mesmo tempo que ela pode defender certos direitos, não pode ser usada para encobrir também falhas. Agora vamos ver como cada país vai aplicar esta resolução. Duvido que os ocidentais a sigam.

Publicado em março 27, 2009, em De tudo um pouco... e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. O suicídio como citado acima também é proibido na Bíblia, e nem por isso os cristãos deixam de praticá-lo. Quem o faz, esta sem esperanças quaisquer neste mundo e resolve cair fora dele, não importa como for. Independente de credo religioso ou dogmas, camadas sociais ou idade; o suicídio ocorre mesmo a muito tempo, basta dar uma olhadela na história da Humanidade. Acontece que a bola da vez, são pessoas-bomba(já q agora a mulher resolveu aderir). O suicídio é um ato final de desespero e o desesperado-bomba não quer ir sozinho, levando a contra-gosto outros. Ilusoriamente, esses e outros suicidas creem estar com seu “sacrifício” fazendo algo nobre e honrado. Alguém dos kamikases japoneses p/ destruir os navios americanos? Das vestais gregas p/ manter a virgindade? Daqueles iludidos q acreditaram serem levados por um certo cometa de passagem? continua…

  2. E também aqueles fanáticos da seita do “Pastor” Jim Jones? Pesquisando acha-se de tudo neste assunto macabro. Todos eles acreditavam e acreditam piamente, no seu “sacrifício” como um acesso para um lugar melhor. Nem que apenas seja na cabeça dos que ficam, sendo lembrados respeitosamente. Não é esta ou aquela religião q estimula ao suicídio. Sim, desilusões ou ilusões de cada um. Repetindo: já é triste uma vida desperdiçada, pior ainda quando leva outras consigo.

  3. Tudo o que envolve religião é polémico, infelizmente.Algo que deveria tornar a nossa vida mais simples e mais alegre é motivo permanente para discórdias. E parece que não há volta a dar.
    Provavelmente aqui na Europa isso não irá ser muito sentido. Como deves saber Portugal é um país tradicionalmente católico, mas é um Estado laico. Isso não impede que normalmente nos actos oficiais estejam presentes mandatários da Igreja católica, que crucifixos estejam nas escolas (isto já deu muito debate por aqui), tudo remanescias do nosso Estado Cristão e Católico. No entanto, aqui os humoristas fazem graçolas com o Papa, com a Sagrada Família,com a Última Ceia, com dogmas da Igreja. Claro que a Igreja Portuguesa toma uma posição, claro que se levanta as vozes mais conservadoras, que se indignam contra essa ofensa. E outra tantas vozes se levantam contra a censura (que tanta gente ainda recorda em Portugal, por falar disso, está a chegar a comemoração do dia que me permite hoje namorar com um muçulmano, ter um blog e poder dizer tudo o que sinto e penso, o 25 de Abril.)
    Acho que a questão não é “proteger” as religiões…acho que a questão é a formação cívica dos seres humanos.
    É que por trás desse proteccionismo, pode se esconder atitudes muito más e terríveis, pode encobrir crimes horríveis e pessoas com a índole mais maléfica que se possa pensar…e estou a falar da minha própria religião, não da religião do vizinho!

  4. Olá!
    Marina, ainda nesta semana, na Itália, uma empresa que fabrica preservativos lançou uma embalagem que trás a figura do Papa Bento XVI estampada. Seria uma sátira à posição da Igreja que não permite o uso de preservativos ENTRE SEUS FIÉIS. Como católica eu me sinto pessoalmente ofendida pois acho que todo e qualquer líder religioso deve ser respeitado, primeiro como pessoa e depois em função do cargo que exerce. Lembro do episódio com a figura do Profeta e sempre achei que era mesmo ofensivo ao Islã. Mas penso também que leis não mudam comportamento e que a ONU não é tão isenta assim a ponto de ser “obedecida” em questões nas quais ela própria muitas vezes erra, seja por ato , seja por omissão. Mas acho que sempre devemos reagir quando a fé que professamos é de algum modo vilipendiada.
    Beijos, querida.
    E acho que os problemas com os comentários são por causa de uns ajustes no Blogspot…Mas não desista de mim, please!

  5. o que se está divulgando é apenas a visão/opinião da Reuters. deveria ser divulgado a resolução da ONU na integra:
    “Documento aprovado no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, deplora atos de agressão psicológica, física e ataques contra pessoas por causa de credos incluindo atentados contra locais de culto.

    Conselho de Direitos Humanos
    Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

    As Nações Unidas adotaram uma resolução, nesta quinta-feira, condenando atos de violência motivados por diferenças religiosas.

    O documento, aprovado pelo Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, recebeu 23 votos a favor, 13 contra e 11 abstenções.

    Símbolos

    O conselho condenou, com veemência, casos de agressões psicológicas e físicas, além de violência e ataques contra pessoas por causa de opção religiosa e credos.

    A resolução também deplorou atentados contra locais de culto e adoração, monumentos considerados sagrados, símbolos religiosos e personalidades veneradas por vários credos.

    O texto expressou a preocupação do Conselho de Direitos Humanos com o que chamou de uma campanha de intensificação e difamação de religiões incluindo a forma como minorias islâmicas teriam sido tratadas após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

    Pela resolução, a ONU pede a todos os países que tomem as medidas necessárias para promover tolerância e respeito a todos os credos e religiões.”

  6. “A Europa votou contra a resolução, alegando que a medida poderia abrir espaço para censura, ferindo a liberdade de expressão e de imprensa.”
    O que se faz com um pensamento desses amiga?! Taca gasolina e risca o fósforo. kkkkkkk
    Olha bem que fez os paks levantar essa questão.Pois já estava passando da hora de tomarem uma atitude pra acaba com esse tipo de racismo imbecíl .

    Bju Amiga

  7. Nada pior que Intolerância, de qualquer tipo e com qualquer nome…
    Uma coisa que aprendi na vida é que quando não estou satisfeita com alguma coisa, primeiro ponho meu joelhinho no chão e peço a Deus que oriente “o alvo das minhas críticas” não para o caminho que eu julgo ser certo, mas para onde Deus quer.

    Muito bem, Marina! O assunto é polêmico sim, mas precisa ser discutido.

    beijos

  8. Má, tem selo pra você no meu Blog, busque lá.
    Adoro aqui miguita, seu blog é uma injeção de conhecimento egípcio e mundial.

    Beijins:)

  9. Oi, não tem nada a ver com o texto: poderia me informar a emissora de alguma rádio brasileira que toque música árabe? Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 177 other followers