Roupas muçulmanas no Egito


Obs. Estou vendendo roupas egípcias

 

Ir para o Egito ou qualquer outro país muçulmano é dar de cara com roupas que não estamos acostumados a ver. No Egito, as mulheres muçulmanas possuem diversos estilos, desde as que usam véu como as que não usam. Por isso, como estrangeira, sempre gostei de ficar observando a forma com que se vestiam e não sabia como algumas prendiam o véu tão certinho na cabeça, que nada saía do lugar, enquanto eu às vezes demorava um bom tempo para conseguir colocar o véu e mesmo assim ele ficava sambando na minha cabeça. Eu acabei criando a teoria de que as egípcias já nascem com a cabeça com um formato bom para o véu, enquanto a minha sei lá! Mas com o tempo fui aprendendo técnicas e pedindo ajuda as meninas egípcias, e hoje coloco um hijab até sem olhar no espelho (ohh evolução!).

Pois bem, nesta história toda, só uma coisa me irrita. Quando alguém vê minha foto de hijab – que está na minha mesa de trabalho – ou mesmo algum familiar ou amigo me vê com o apetrecho, sempre tem um que solta: ” nossa, mas você tinha que usar a burca????”

Bom, só posso responder que está é uma pergunta meio burra e mostra como a sociedade ainda tem uma visão nada certo ou clara sobre o que é o Islã, e como misturam isso com cultura e povos. A burca é uma veste toda azul que tem uma redinha na área dos olhos e cobre a mulher por completo não dá pra ver nem o formato do corpo dela, só do “cucuruco” da cabeça mesmo.  É uma veste do Afeganistão, que não é nem país árabe. Sim, eles são muçulmanos, mas não é porque as mulheres de lá usam isso que todo véu chama burca e toda muçulmana é oprimida e obrigada a usar a tal burca. Como disse, é uma roupa daquela região e não é algo pedido no Alcorão. O que está no livro sagrado é que a mulher só pode mostrar o rosto e as mãos e usar roupas que não marquem seu corpo.

Pois bem, indo para o Egito, que é um país muçulmano, você vai ver diversos tipos de vestimentas, algumas até inspiradas em modelos ocidentais, já que o país é bem cosmopolita e tem muito contato com o exterior. Dentre as mulheres que se cobrem, a peça mais usada é o hijab:

1

Crédito BBC

2515231808781368626dgr8

Egípcias de hijab

Mas por lá, também existem mulheres que seguem mais a risca a vestimenta correta, usando vestidos largos e um hijab maior e mais largo, que chama khimar. É um véu bem longo e que às vezes chega quase até a cintura. Tem outros tipos também, como o chador.

4

Crédito BBC

Agora o que sempre atrai mais olhares para quem vem de fora é o niqab, que cobre todo o corpo e só deixa os olhos da mulher de fora. Geralmente a roupa é toda preta e muitas ainda usam luvas, para nem as mãos mostrarem, mas é diferente da burca, como vocês podem ver nas fotos.

2

Crédito: BBC

610x

Duas mulheres de khimar, uma de niqab e a última de hijab

E aí, qual vocês preferem?

About these ads

Publicado em dezembro 23, 2008, em No Egito. Adicione o link aos favoritos. 69 Comentários.

  1. Sem dúvida, o hijab ! Acho lindo!

    Agora, q esse niqab é assustador, ah é… a primeira vez q vi foi qdo desembarquei em Heathrow-Londres. A criatura parecia uma ninja! Juro q fiquei com medo…. até ver mais mulheres de niqab em Londres e na India …agora imagine se fosse uma burca, nossa, bizarro demais!

    Esses comentários de que vc usa burca são podres! Mas tbm, esperar o que? Um monte de gente que eu conheço, de bom nível educacional ( * sigh * ) não só acha que arábe é tudo igual, com tbm acha que árabe e judeu é a mesma coisa!!! Imagino o qto vc deve ficar chateada, se eu q nem muslim sou, já me irrito com essa burrice toda!!!

    Beijinho!

  2. Nossa, aqui tem um monte de mulheres que usam de todas essas variedades que vc contou…
    agora eu morreria de panico, pois num tenho paciencia nem com cabelo de rabinho.

    Beijossss

  3. Marina, a burqa é sempre azul? Pelo menos nas fotos do Afeganistão, são sempre azuis!

  4. hihihi descordo! acho o niqab lindo, e o fato da fé das que usam tb.
    eu uso hijab, mas não teria problema algum de usar o niqab (não dentro do brasil, pois tem muito ignorante aki, refiro me ao fato de não entenderem a religião e mesmo assim quererem opnar).
    dia desses fui ao banco e dentro do onibus percebi um homem me olhando, qdo me levantei vi q ele se levantou tb (não sei se foi por acaso ou se ele iria mesmo saltar no mesmo lugar q eu *duvida*) mas ele olhou pra mim e perguntou: “que roupa é essa que vc está usando?” pensa… pensa… poxa… que pergunta estranha… “roupa de muçulmana, eu sou muçulmana.” como é que eu iria responder? hihihi, tem cada uma :D
    salam!

  5. Fico com o hijab …. heheheheheh – Até ensaiei com um lenço palestino que tenho …. mas não como tu acho que não tenho o formato da cabeça para fazer direito … ehhehehehe
    bjkas!!!

  6. Bom!!! Acho estranho todos esses lenços, mas não vou cometer o erro de opnar sem saber o por que deles, sei que é uma forma de respeito as mulheres que usam penso que deveriam vir dar umas aulas para algumas brasileiras que esquecem metade das roupas em casa(hehehehh) …
    Tenho muitos amigos arábes , respeito a fé deles , o islam e essas coisas ai.Acho que fé não se discute cada uma fica com a sua e quem não tem nenhuma que procure crer em alguma coisa. Mas também penso que vocês que são mulçumanas não deveriam se irritar conosco , eu sei pouca coisa a respeito e posso ser ignorante as vezes por falta de conhecimento.
    Agradeço por poder conhecer mais um pouco sobre tudo isso …

    BJos

  7. Com certeza eu escolho o hijab,
    Ja to ate treinando a usar heheheh…
    Mas aqui em Angola ainda nunca vi uma mulher de niqabe nem com os outros nao, mas de hijab ja vi bastante.
    Salam Marina e bom inicio de semana pra vc!!! bjos

  8. Oi marina, aqui no Paquistao, alem de todas essas vestimentas, ha tb a Dupatta, eh bem bonita, tipo um scarf, e pode ser de varios tamanhos, eh mais light
    depois posto no blog sobre isso
    bjsss

  9. O meu negocio e o hijab. Acho bonitinho, moderno e tem varias formas de usar.

  10. alsalam aleikom azizaty Marina

    Bom no meu ponto de vista, todos sao bonitos, acho lindo ver uma mulçumana, vestida de burca, hijab, mas para mim, é o hijab, mas as outras com um cor diferente é chique. o complicado é colocar né rsrsrrs, eu ja tentei, comprei um pedaço de véu aki e tentei mas fica caindo hehehehe.

    bauces

    Allah maaik

  11. Achei o Hijab muito bonito!!!
    Obrigada pela aula de vestes!
    bjos

  12. Acho lindo o respeito pela suas tradições e também acho lindo esconder todo o rosto e só deixar os olhos, além de lindo é sensual.

  13. estas roupa sao orriveis tenho pen de qem as veste

    • eu sou convertida e posso entender a sua revolta… :P … mais vc precisa entender que é a opção de cada um… é a mesma coisa que escolher uma cor de tinta pro cabelo ou um esmalte… porque vc teria pena de alguém que escolheu pinta ro cabelo de castanho e não de loiro… :) espero que vc possa entender … que a religião é um modo de vida no nosso caso, e do fundo do coração nos sentimos bem em seguir por esse caminho …

  14. Acho lindo o hijab, estou meconvertendo e estou esperando anciosa para poder usar tambem

  15. São as mulheres mais bem vestida do mundo lindas ,elegante e finas

  16. acho o khimar e o hijab peças muito bonitas…
    #quesaudadedomeuhijab *_*

  17. Estou rindo porque eu tambem demorei bastante pra entender como as hijabis colocavam o veu na cabeca e nao deixavam cair. Ate’ que eu aprendi com as turcas: Ha’ uma touquinha por baixo pra prender o cabelo. O veu vem por cima e e’ preso na touquinha com alfinetes.
    Salam dos Eua,
    Karin

  18. nossa elas devem ficar com muito calor!
    mais ja uqe tem que usar entao devem aguentar

  19. Eu vou participar de um cd e tenho que usar essa roupa muçulmana….chique

  20. sou descendente libanesa, tenho familia esparramada no egito e marrocu. sou deficiente visual e tenhodificuldades de aprender a por meu hijab sozinha. nao sabia da toiquinha, onde consigo no brasil, s. paulo? ou sera que tem algum truque que ainda nao domino?

  21. ACHO Q AS MULHERES FICAM BONITAS COM O HIJAB…SOMOS AINDA IGNORANTES DOS COSTUMES MUÇULMANOS. CREIO Q ELE DEVERIAM FALAR UM POUCO MAIS DE SUA RELIGIÃO E COSTUMES, PARA NOS FAMILIARIZARMOS E ASSIM TODOS GANHARIAM COM ISSO: ELES SE SENTIRIAM MENOS ESTRANHOS QUANDO SÃO OBSERVADOS E OS OBSERVADORES SABERIAM RESPEITÁ-LOS..COM SUAS VESTES..Q PARA NÓS PARECEM SUFOCANTES, MAS TALVEZ NÃO SEJAM..

  22. acho que encomoda d mais ficar toda coberta chato de mais mais e a religião

  23. verônica souza

    essas roupas devi fazer um calorão!!!!!!!!!hoooooooooooooooo

  24. Salam o alaikum :)

    eu sou muçulmana e ainda não aprendi a por o hijab :S fica escorregando o tempo todo… e morro de calor… mooorrroooo … as x minha pressão cai… ai ai ai vida. Eu achoooo chiquérrimo mulher de hijab, eu não sei essa histório de mulher oprimida me soa como coisa de 1900 e bolinha… acho que o problema está na falta de divulgação, e na emprensa marrom…
    O que importa é ser feliz :) usando a opção que cada uma ache mais interessante :)
    ALLAH Hafiz

  25. Boa tarde, preciso de ajuda urgente.
    A minha sobrinha terá que ir ao Irã a serviço.
    Estamos encontrando muita dificuldade; onde encontrar roupas muçulmanas adequadss a mulher (estrangeira ) aqui no RJ.?
    Por favor responda no meu email

    • eu aconselho ela a levar aquelas blusas segunda pele e usar batas por cima compridas, que cheguem ate o joelho. eu nao conheo no rio lojas, mas fcil encontrar esse tipo de roupa e lenos hj em dia. Se for de cor escura melhor

      • Providencie um sobretudo, de preferencia preto, e um lenço grande para cobrir a cabeça. Lá poderá comprar algo apropriado. Poderá usar calça comprida, mas sempre vestir o sobretudo e colocar o lenço quando sair do hotel ou de algum lugar. Nada de pintura carregada no rosto.

        A embaixada iraniana pode orientá-la a respeito.

  26. hélio pinheiro de oliveira

    Penso, que qualquer roupa religiosa seja válida, desde que todos possam entender a razão de se vestir isso ou aquilo. Eu acho lindo a pessoa demonstrar a sua Fé publicamente; porém, todo mundo tem o direito de opinar, uma vez que imagino que nenhum religioso mortal é o “senhor da verdade absoluta”, tal que os seres humanos são da mesma raça e origem e voltaremos a ser pó e esqueletos após a morte! Helinho, de Madureira/RJ Brasil.

  27. Salam o alaikum
    Sou admiradora da cultura árabe, principalmente pela demonstração de fé que exerce as muçulmanas. Gostaria de saber onde posso adquirir roupa islâmica em São Paulo, boa, bonita e barata.
    Salam , Antonia.

  28. Não sei como os muçulmanos conseguem ficar com essas roupas,da cabeça aos pés sem deixar nada para fora, só algumas pessoas que deixam, mas tem umas que é da cabeça aos pés, mas as roupas são maravilhosas.
    Eu gostaria que o Brasil fossa que nem eles todo mundo usando roupas da cabeça aos pés, pois eu acho mas algumas pessoas não concorda com isso mas tudo bem pelo menos eu queria se vestir assim.

    Um beijo juhh

  29. Nossa Marina, adorei esse post, ate porque esta sendo de grande valia para mim, depois de todo acontecimento q me ocorreu q vc ja sabe, posso dizer que nem tudo foi negativo. Gracas a isso passei a estudar sobre o islam, e tenho um pensamento totalmente diferente de antes! E com fé em Deus ainda vou ao Egitão para ve mais de perto tudo que venho estudando! Parabens pelo texto!

  30. Ahh inclusive tem um site muito bom em portugues, que tem até o alcorão traduzido, com opções de ler e escutar e tem varias outras coisas tb. Deixando o site aqui caso alguem tenha interesse em ler tb!! Bjus!!
    http://www.luzdoislam.com.br/br/index.php

  31. Com o Hijab ou o khimar o respeito perante a Deus é o mesmo, como mulçumano se fosse casado gostaria que minha mulher usasse e levando em conta que em Paises Tropicais como o Brasil, acredito que seria a melhor opção.

    assalamu aleikum

  32. Assalamu aleikum
    olá, estou com duvidas em relação ao uso do véu sinto que é minha obrigação usa-lo, até uso mas no meu local d trabalho fico sem ele…me sinto super mal por isso é como se eu estivesse traindo Deus, e sei que Deus ñ ama os traidores.Porem fico me imaginando trabalhando de véu…será que serei a primeira mulher muçulmana revertida usando o véu que trabalha em uma praça de pedagio…a questão é usar ou ñ, ja que sou revertida, ñ e nescessario usa-lo!? …?

  33. Gostei muito da materia sobre vestimenta das mulçumanas,confesso que acho todas muito lindas e elegantes.

  34. Nossa eu amo estas roupas ,eu queria muito ter nascido mussumana ,as mulheres sao lindas com uma pele que da inveja.Vou fazer uma pergunta me desculpe a ignorancia .sera eu como crista posso me converter na religiao dos mussumanos?

  35. Gente pra mim sao as mulheres mais lindas do mundo.morro em sc e aki tem umas mussumanas entao eu fico olhando nao por deboche .mais realmente admitrando,sao mulheres mt educadas.

  36. Eu n sou muculmana, mas me indentifico muito com essa religião q muito me atrai,n tudo mas algumas coisa, acho certo o uso do véu, acho muito bonito uma mulher de véu, se eu pudesse usaria sim, toda mulher deve guardar sua beleza.

  37. eu adorei mai~s eu ñ achei muito legal issi di faz agente se lenbrar um pouco dos muçulmanos

  38. marly matos dos santos macedo

    sou da igreja adventista do sétimo dia e todos os anos fazemos um retiro espiritual na época do carnaval e este ano vamos a festa das naçoes e cada partipante vai se trajar com uma roupa de um país diferente,eu estou querendo ir de muçulmana acho as veste deles
    Obrigado pela ajuda Deus abençoe a todos.

  39. sou musulmana com orgulho acho maravilloso pertencer a essa comunidade,o que nao consigo entender e por q as pesoas se encomodam ttanto com as pessoas q usam o hijab,criticam muito,poi se elas observaren as freras tambem se cobrem da cabesa os pes isso esta na biblia que a mulher deve guardarse, e se rorem seguir a biblia como agente segue o sagrado coram, seriam cuase igual q agente ,entao por favor se informem primero;leiam a sua biblia nao critiquem ninguem por usar hijab o mundo seria beim melhor se respeitasem un poquinho do q agente respeita o nossa religia… abrazos desde el paraguay

  40. As mulheres usam burcas, e tudo o que cobre o rosto e o cabelo , mas os homens não tem o direito de fazer o fazem , batem-lhes maltratam- nas , o que não e´correto , mas a mulher tem direito a mostrar a sua beleza a conviver

  41. masnós temos de respeitar as pessoas que gostam de usar isso , e se elas querem tudo bem

  42. Michelle Gomes

    Olá, Rate.
    Sou de uma igreja batista aqui no Rio e nossa campanha de missões este ano é para o Paquistão, terá uma festa neste sabádo dia 05/05/12, e gostaria de me vestir para poder representar as mulheres do seu pais, só queria sua ajuda para aprender a colocar hijab, estou pesquisando na net sobre sua cultura e se poder me ajude.
    Se quiser tenho orkut: michellego@bol.com.br
    Bjs

  43. Eu gosto do Niqab

  44. Eu gostaria do primeiro (hijab) é o melhor que eu vi…tudo bem que isso nem é do meu país mais se eu fosse para la eu escolheria esse!!

  45. eu e a minha turma vamos fazer um trabalho com o tipo dessevestuarios

  46. desculpe eu escrevi errado

  47. Gostaria de saber onde encontro a touquinha q prende o cabelo antes da colocacao do hijab? ?????

  48. eu acho que cada um deve se vestir de acordo com que ja e acostumado a usar no dia a dia mais os muçulmanos sofrem bastante com essas roupas compridas eu acho que as roupas deles devaria ser menos comprida mais nois temo que respeitar o jeito deles se vertir por que e o jeito dele ne fazer o que

  49. Mesmo todas cobertas, só com os olhos á mostra são lindas. Misteriosas, distantes. Me deixam “voando”.

  50. Ameeeeei o Hijab,estou ansiosa pra casar logo com o meu egipcio e usá-lo.rs

  51. fodasse ! se fosse comigo a mulher nasceu nua , e agora tapa-se toda isto tem sentido ? relegiao ? isto e um tiquete de infelecidade
    eu ponha melogo toda nua !

  52. Usaria todos, são lindos.

  53. Doranita dos Santos

    Por favor, me informa aonde encontro essas roupas muçulmanas? Grata

  54. Acho as vestimentas lindas, também gostaria que o Brasil fosse culturalmente um país que se vestisse com essas roupas tão elegantes. Assim não seriamos olhadas como objetos ou com olhares de críticas do tipo: “que gorda” “que magrela” “sem bunda” “tanajura” “esqueleto”, etc… (é tão desagradável)
    O problema é que começar a andar do nada com isso atrairia olhos curiosos e todos pensariam que você está ficando louca.
    O cristianismo em geral também prega que devemos nos vestir reservadamente, e embora o véu não seja algo explicito na religião, sabemos que as cristãs da primeira geração o utilizavam (não tão frequente mas utilizavam).
    É verdade que é falta de respeito utilizar o véu sem ser muçulmana????
    De qualquer forma jamais me converteria, me converteria apenas se o Islã reconhecesse Yahushua.

  1. Pingback: Hello :-) « Egito e Brasil

  2. Pingback: Egito | 108 super dicas | Domingão de Twittadas

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 400 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: